segunda-feira, 26 de novembro de 2018

É o Vale do Jequitinhonha pobre?


 Passei os últimos meses vivendo na cidade de Itinga, no médio Jequitinhonha. Como já publiquei neste blog, desenvolvi ali um projeto cultural pintando as casas do vilarejo rural de Pasmadinho, pertencente ao referido município. Isso permitiu-me uma vivência intimista e profunda com as pessoas e cultura local, e certamente possibilitou-me uma visão muito mais lúcida acerca da região.
 Desde criança tenho ouvido falar da miséria degradante do Vale do Jequitinhonha, apontada como uma das regiões mais pobres do Brasil. Esta é a visão que se apregoa e se vê instituída na ideia das pessoas, muito em função de uma concepção midiática. A pobreza do Vale tem sido, desde muito, escancarada, mostrada  e mesmo explorada! Mas sempre intrigou-me o apelo quase obsessivo observado nas pessoas provenientes do Vale, seu apego apaixonado pela terra natal, e sua angústia em, forçadas por situações outras, verem-se longe de sua raiz. Como alguém pode trazer tamanha ternura por um lugar dito pobre, infértil, triste e problemático? 



 Ao me ver envolto em assuntos de ordem cultural, desde que, na juventude, comecei a traçar esta trajetória no caminho da arte, percebi que um lugar tão destituído de recursos não poderia produzir tanta coisa maravilhosa como eu começara a conhecer em matéria de arte e artesanato, música e poesia, teatro, dança e cultura popular. Ou seja, alguma coisa nesta informação_ “vale da miséria”_ estava discrepante! Levei anos e anos até me decidir a fazer esta ação artística neste local, para perceber, enfim, sua realidade.

 Conheci, tendo chegado lá no inverno, uma região seca. A seca se configura no aspecto da pobreza difundida nos meios de comunicação. Sem água, a vida é improvável. A natureza, já adaptada a esta situação, oferece pouco, já que suas plantas nativas e vigorosas, em grande parte da caatinga são, em sua maioria, brutas e infrutíferas. Os antigos cursos d’água estão esgotados, e toda a fonte vital transita em torno do rio Jequitinhonha. Ao deparar-me com o semiárido e a vegetação ressequida deste ecossistema, a primeira impressão que tive era que seria impossível viver ou extrair alguma coisa dali. No entanto, lá estavam as casas e as pessoas, nos lugares mais inacreditáveis! E isso me mostrou o poder de adaptação do ser humano.



 Eu já havia escrito em alguma publicação que a riqueza da Noruega não se deve apenas a uma questão de recursos, mas porque as pessoas sabem aproveitar, com alegria, cada raio de sol. O mesmo observei lá! Uma vez que as pessoas do Vale aprenderam a lidar com o pouco oferecido pela terra seca, e a domarem esta natureza quase hostil, sabem o sabor de cada manga nascida no pé. E o valor de cada ovo botado por uma galinha, cada cria de alguma criação, cada melancia nascida na rama. Não há o esbanjamento inconsequente e dispendioso observado nas cidades ou locais farturentos. Nem o desdém proveniente dos excessos. A vida, por ser simples, consegue ter um sentido que muitas vezes todas as conquistas da ambição desenfreada não conseguem preencher. A água aqui é  celebrada, bebida com alento, e senti-la entrando nas veias é uma sensação inexplicável! O gosto de cada refeição, cada fruto, é deliciosamente perceptível e palatável; Nas solitárias lonjuras das montanhas pedregosas, receber a visita de alguém em casa é um prazer acolhedor e solene; As crianças ainda brincam livres, brincadeiras que eu julgava nem mais existir; Num lugar tão pleno, consigo agora compreender o vazio observado nas pessoas que, sendo de lá e vivendo fora, não conseguem se abastar em tudo quanto haja nos grandes centros. Existe, sim, a pobreza, e isso não é uma exclusividade do Vale. E é uma pobreza atroz, como o é em qualquer lugar! Mas existe a solidariedade de quem está disposto a dividir o pouco de seu feijão andu. Um pouco sempre suficiente! As necessidades não são extravagantes, e por isso a vida que seria, para a maioria de nós, sacrificante e insuportável, é para eles normal e magnífica. As pessoas são fortes, lutadoras, perseverantes, sonhadoras e incansáveis. E sorver ao máximo o néctar de tudo quanto o lugar possa oferecer, tornou essas pessoas criativas, sábias, humildes e geniais. Por isso tantos artistas, artesão, poetas e trovadores. E o lavrador, por excelência!





 Se você é do tipo que equipara riqueza com o conjunto de bens que se tenha ou se acumule, continuará achando o Vale do Jequitinhonha pobre. E ao conhece-lo, achará que pobre ainda é pouco! Mas se você aprendeu o valor( imensurável) dos pormenores, das coisas consideradas triviais, da grandeza do simples, da suficiência das pequenas coisas, conhecerá um lugar maravilhoso, repleto de beleza e riqueza em cada detalhe. Mesmo a seca cinzenta do semiárido é linda, sobretudo quando oferece, nas mãos sertanejas, recursos que nós outros nem acreditaríamos existir.

 Porém, enquanto eu ainda estava lá, veio a chuva. E tudo mudou! A natureza se vestiu de verde, as lavouras se eclodiram abundantemente, as flores brotaram, e mesmo o sorriso das pessoas ficou mais resplandecente.  O solo aparentemente morto mostrou toda sua força latente em nutrientes e vida. E assim pude conhecer uma outra realidade, quase nunca dita, de uma região que, sendo praticamente virginal, possui uma natureza preciosa.










Com tantos tesouros naturais, históricos e culturais, dizer, portanto, que o vale seja pobre, é considerar toda uma ampla realidade por um único aspecto. Seria uma forma muito parcial e precária de enxergar um contexto muito mais diverso. O vale não é pobre, embora possua, sim, uma série de carências, sobretudo relacionadas a descasos que dizem respeito a nós, seres humanos. Vejo que pobre é nossa capacidade de compreender e assimilar as diferenças, nossa busca inesgotável de coisas desnecessárias e mesmo sem sentido, nossa prepotência pedante, nossa falta de benevolência, nosso senso crítico, nossa insensibilidade, nossa desumanidade em abusar e explorar pessoas ou locais por serem simples. Não existe pior pobreza do que aquela amparada pelo conforto dourado. Nós somos pobres. O vale não...


Fotos: Wederson Moraes

39 comentários:

  1. E você, é milionário de tanta sensibilidade e coerência. A análise propicia a reflexão sobre valores humanos correlacionados com a natureza e o nosso modo de viver. A beleza é fruto da alma e reflete nas nossas escolhas. Belíssimo texto. Sou grata, pela oportunidade de compartilhamento.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo. O Vale do Jequitinhonha é maravilhoso. Wederson Moraes, parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Amei abrigada por reconhecer as riquezas que existe aqui

    ResponderExcluir
  4. Wederson, agradecemos a você pela dedicação no pasmadinho. Foi incrível a mudança nesse lugar. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Wederson, nós somos Vale do trabalho, de honestidade, de artes, e valores e sobretudo 'celeiro de votos'pois só somos procurados na 'quadra das eleições' quando os 'caçadores de votos' resolvem nos procurar de quatro em quatro anos. Nós do Vale do Jequitinhonha, não aceitamos o apelido de ' vale da miséria'. Parabéns pelo texto espetacular mostrando o que é realmente o nosso amado vale. Um abraço de agradecimento!

    ResponderExcluir
  6. Ufa!!! Quantas riquezas!
    ...e tudo em nosso vale...
    PARABÉNS amigo!!!!! Vale a pena voltar de novo!?

    ResponderExcluir
  7. Deus tem cuidado do seu povo, nos nao somos pobres, pobres sao os politicos que tem defamado o nosso vale. Parabens pelo trabalho em pasmadinho.

    ResponderExcluir
  8. Só alguém especial tem tamanha sensibilidade; que Deus continue te dando mais e mais vales para contar deles com essa mesma senssibilidade. Parabéns ! Pr Rubens Moreira

    ResponderExcluir
  9. Ha tanta coisa nesse Brasil que muitas vezes nao temos sensibilidade para enxergar.Texto inspirador.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!
    Você teve sensibilidade para compreender o meu rico Vale da cultura.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosas palavras que resplandecem do coração!! 😍😍

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha parado pra pensar assim ,Mas gosto do vale.belo texto

    ResponderExcluir
  13. Que lindo maravilhoso !!belas palavras 👏👏👏👏👏nosso vale!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada lindo este é meu vale amo demais

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ! Trabalho lindo ! Texto muito lindo .Nosso vale é maravilhoso , temos muita fartura .

    ResponderExcluir
  16. amei, realmente pobreza é nao saber enxergar as riquezas alheias , que lugar rico , maravilhoso, adorei o trabalho, o respeito pelas pessoas, carinho seu com elas e vice versa. vc está de parabens!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela vivencua e por mostrar para nos este lado "desconhecido" de no Vale!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu senti uma vontade tremenda de abraçar todas essas imagens! Parabéns pelo texto, ou melhor, por essa bela homenagem reflexiva que vai muito além do que apenas os olhos conseguem ver. O vale é lindo, fiquei emocionado! Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Nós do Vale do Jequitinhonha,fomos tomados por um sentimento de gratidão a você Wederson Moraes, pela sua iniciativa brilhante,em despir o vale dessa ideia única de que o mesmo é um lugar de miséria. Você retratou sim as limitações, as diversas dificuldades enfrentadas por seu povo,mas também de uma infinidade de valores, de saber viver na simplicidade de uma vida simples ,mas sabendo o valor do pouco e ainda assim ofertar a outro esse pouco,saber ser grato por esse "pouco"...

    ResponderExcluir
  20. Texto incrível. Vc fez algo que sempre sonhei. Espero que seu belo exemplo seja seguido por muitos. Sou apaixonada por este lugar. Itinga, Pasmadinho. Eternamente. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  21. Que texto maravilhoso! Parabéns! As fotos também sao lindas!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Wederson Moraes, por resgatar e divulgar a cultura do povo do Vale do Jequitinhonha, especialmente do querido município de Itinga. A maior pobreza deste lugar está impregnado na memória dos políticos mau intencionados, que usam da politicagem para os mais diversos fins, em benefício próprio. Viva a natureza divina e o povo ordeiro dessa região. Que Deus proteja esse povo humilde e trabalhador do nosso querido Vale.

    ResponderExcluir
  23. ROTEIRO DE EXTREMA BELEZA NO SEIO DE MINAS.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, acabei de assistir ao programa na GloboNews! Me emocionei! Que sensibilidade! Virei sua fã, parabéns!!

    ResponderExcluir
  25. Amo o Vale e nunca pensei em um lugar de miséria sempre penso no Vale como um lugar de humanos extremamente guerreiros mas desamparados pelo poder publico. Feliz demais por ter a oportunidade de saber que existem pessoas como vc Wederson que saiu da zona de conforto ao encontro do melhor que o ser humano pode oferecer sua simplicidade.Trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  26. Conheci sua arte assistindo agora na Globo News. Parabéns! Admirável! Qualquer hora queremos ver de perto.

    ResponderExcluir
  27. Fico muito aliviada ao ver histórias de pessoas do bem. Que delícia essa atitude!!!!

    ResponderExcluir
  28. Assisti a Globo News agora e fiquei emocionado, tocado, estimulado... como posso ter contato direto com você? Obrigado pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  29. Eu assisti a reportagem e foi emocionante. Parabéns mais uma vez Wederson!

    ResponderExcluir
  30. Assisti agora a reportagem. Fiquei encantada com a sua arte e o bem que proporcionou aos moradores de Pasmadinho.Lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  31. Encantada com o teu belo texto, Wederson e com a reportagem da GloboNews. Parabéns!

    ResponderExcluir