terça-feira, 21 de junho de 2016

Ficus


  Deixei impresso, no que restou de uma das árvores da avenida Bernardo Monteiro, meu sentimento! Em Belo Horizonte muito se falou sobre a poda e extermínio das plantas do gênero FICUS, ou figueira, que há mais de um século cobriram e embelezaram, imponentes, aquele espaço urbano. Operação justificada pela prefeitura pelo ataque de uma praga que já estaria matando as árvores, o que colocaria em risco a segurança pública. Tal decisão, considerada por muitos arbitrária, gerou e tem gerado alguns protestos. O movimento popular FICA FICUS, por exemplo, vem fazendo várias ações para preservar e manter o que restou das árvores vivas e mortas, propondo inclusive que os troncos sejam mantidos como esculturas naturais. A prefeitura, sustentando outros projetos de revitalização para o espaço, tenciona arrancá-los, fato que ainda não aconteceu provavelmente pela resistência engendrada por este movimento. Seja como for, resta-me sempre a amarga sensação de que a natureza, frente ao progresso e a ambição, sai perdendo! Por isso meu apreço vai ao FICA FICUS, e a todos quantos numa luta incansável, semeiam um mundo mais verde...

Imagem de como era este espaço




 Imagem feita por mim do mesmo local




Tronco escolhido para intervenção


  

Executando a pintura




Obra concluída



pintura em tronco de árvore, por Wederson

No fim, um senhor idoso, após elogiar meu trabalho, disse que no início dos anos sessenta foi ainda pior, quando cortaram, a pretexto de combater uma outra praga, os ficus da avenida Afonso Pena. Pelo visto, as coisas aqui não mudam muito...




3 comentários:

  1. Essa arte no tronco ficou bacana demais, fora a mensagem traduzida na imagem retratada. Sucesso meu amigo! Abração. Margaret

    ResponderExcluir