sexta-feira, 14 de julho de 2017

Aventura e arte no norte europeu

   No intuito de divulgar e produzir meu trabalho artístico, bem como assimilar e vivenciar novas e inspiradoras experiências, empreendi uma longa viajem de alguns meses para a Escandinávia, como outros países do norte da Europa. Esta viajem mostrou-se, sob vários aspectos, magnífica, mas como este blog trata exclusivamente do meu fazer artístico, irei me ater a este assunto. 
    Após meses de ininterrupto trabalho no Brasil, confeccionei uma série de trabalhos que logrei levar comigo, na intenção de que os mesmos pudessem ser comercializados ou apenas expostos à apreciação pública. Expus sem constrangimento tais trabalhos em espaços públicos, como praças, prática esta, aliás, muito em voga na Europa. Como o tema das pinturas abordavam crianças em situações incríveis e fantásticas( farei posterior publicação das mesmas aqui), posso dizer que este foi meu público mais fiel. Não obtive muito sucesso junto aos adultos, que nesta parte do continente são extrema e culturalmente ponderados, mas as crianças, para meu inesperado deleite, ficaram encantadas! Foi uma sensação inexplicável, receber dos pequenos uma atenção que nem de longe cheguei a cogitar nos grandes, e isso me fez refletir acerca da dimensão de meu trabalho, no tocante a seu próprio objetivo. O carinho, traduzido na forma de tantos sorrisos e gargalhadas gratuitas, estabeleceu entre nós, o estranho artista brasileiro e essas crianças de países tão distantes, um diálogo que extrapolou as palavras, por sinal em sua maioria incompreensíveis a ambos.
   Outro objetivo foi produzir alguns trabalhos públicos em espaços citadinos ou naturais, como foi o caso. Diante de uma fria indiferença por parte da maioria das galerias de arte que procurei para apresentar meu portfólio, senti-me ainda mais impelido pela necessidade de imprimir arte em espaços improváveis, onde o público cotidiano circula em suas indas e vindas. Tal empreitada, desta vez, fez um grande sucesso, já que ali as pessoas, em sua maioria, adoram ver seu espaço prestigiado por manifestações artísticas de toda ordem. É algo que está no cerne da cultura européia. Mesmo correndo o risco sempre presente de ter algum problema com as autoridades municipais, já que obviamente trabalhei em tais espaços sem autorização, deixei impressos alguns trabalhos muito bem acolhidos pelas respectivas comunidades, que resultaram-se neste contexto muito felizes. Foi antes de tudo uma forma de estabelecer contato com pessoas do mundo inteiro, conhecendo-lhes as singularidades, traços culturais, amarguras, alegrias, anseios e esperanças. No fim, a despeito de tantas  diferenças e distâncias, concluí que de fato, onde quer que seja, temos todos algo em comum. Algo que nos torna humanos.

 Namoradeira na Noruega- acrílico sobre parede, Oslo


-
 Anjinho de castigo- acrílico sobre parede, Oslo


 African lady- Acrílico sobre parede, Estocolmo


 O esquilo- Acrílico sobre madeira, Estocolmo


Anjo de um bosque chamado solidão- acrílico sobre pedra, Estocolmo



 Natureza desenclausurada- acrílico sobre container de aço, Estocolmo


 Índia com brinco de penas- homenagem a Vermeer- acrílico sobre parede, Delft


 O lar- acrílico sobre parede de madeira, Bergen


 Intervenção em sinalização de pedestres- acrílico sobre calçada, Oslo


 Dom Quixote- acrílico sobre parede, Lund

Bolhas de sabão- Acrílico sobre parede de madeira, Bergen

Nenhum comentário:

Postar um comentário