domingo, 29 de julho de 2018

Pintura artística no povoado do Pasmadinho

No ano passado, quando eu estava viajando e fazendo arte pela Escandinávia, ocorreu-me que, na verdade, eu deveria estar fazendo isso aqui, no meu país e onde as pessoas não tivessem tanto acesso a programas culturais. Desde então, empreendi uma sistemática pesquisa acerca do local mais adequado para desenvolver um tal projeto, bem como uma busca incessante por algum financiamento particular ou público que pudesse, de alguma forma, suprir os recursos necessários para levar a cabo este plano. O projeto consistiria em fazer pinturas artística e subjetivas nas casas de uma vila inteira, transformando-a em uma grande intervenção artística pública.
Tendo, após vários meses, sondado via internet uma localidade em Minas Gerais cujas características e carências se adequassem à proposta, acabei decidindo pela pequena comunidade rural do Pasmadinho, pertencente à cidade de Itinga, no vale do Jequitinhonha. As buscas por financiamento ou patrocínio resultaram-se completamente infrutíferas, fato que levou-me a decidir levar adiante a proposta utilizando recursos próprios. Tal situação forçou-me a elaborar um projeto orçamentário muito mais modesto que a ideia original, o que de certa forma veio muito bem a calhar, já que a atual condição tem-se mostrado muito mais pertinente à própria singularidade da comunidade. As tintas, que a princípio seriam industriais, foram substituídas por tintas orgânicas feitas a partir da terra do próprio local, resolução muito mais econômica pra mim, muito mais conveniente à realidade do povoado, já que se trata de uma vila de artesãos que, entre outras coisas, trabalham com o barro, e tem-se mostrado um recurso versátil e sustentável. Tenho utilizado, devido às poucas opções cromáticas da terra do lugar, corante artificial, o que contraria a ideia de uma sustentabilidade absoluta, mas tem possibilitado arranjos mais plurais. Seguirei registrando aqui as novidades e detalhes acerca deste projeto em curso, cujos impactados ainda estão sendo observados e analisados.

 Extraindo terra dos barrancos no Pasmadinho


 O vilarejo, com suas casas típicas e peças de artesanato


 A população, envolvida nas primeiras pinturas


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns wederson moraes pelo seu amor simpliçidade..dedicaçao.fazendo brotar o sorriso em cada rosto deste vilarejo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Maravilhosa iniciativa!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, fazendo a diferença meu caro amigo, muito sucesso em tua vida.

    ResponderExcluir
  5. Um artista, um pincel... instrumentos de transformação social.
    Parabéns pelo projeto. Muito mais que as cores nas casas são as cores nas almas de um povo sofrido.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de fazer uma sugestão. Não sei se é possível...
    Pintar as ruínas de Mariana, causadas pelo maior desastre ambiental do Brasil. Talvez isto chame mais a atenção de todos para a tragédia que já está caindo no esquecimento.
    Abraços e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por seu trabalho. Queria um contato para que pudesse enviar uns brinqedos para as crianças de Pasmadinho. elisapaulinacavalcante@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo lindo trabalho e pela sensibilidade.

    ResponderExcluir
  9. Me emocionei em ver a reportagem na globo news. Sua sensibilidade para com a sra cega foi lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Lindas Pinturas. De uma delicadeza, criatividade e beleza singulares. Na matéria do Globo News é possível ver toda a extensão da obra-de-arte viva que se tornou a cidade. Além de uma pintura sensível ao contexto, o artista em si é capaz de empatizar com os moradores. Belo trabalho. Bela pessoa. Quem quer de verdade, promove a mudança que quer ver no mundo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. https://globoplay.globo.com/v/7038833/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, fazendo a diferença meu caro amigo, muito sucesso em tua vida.

    ResponderExcluir