sábado, 26 de maio de 2018

A pintura da pracinha

Em meu bairro há um canteirinho central, daqueles em formato de ilha que dividem as pistas automotivas, e que tem como orgulhosa moradora uma pequena árvore. Era um bloco de cimento apagado em meio às linhas urbanas, e a despeito de sua solitária árvore, tinha uma certa atmosfera infértil. Ao caminhar por ali, aquela árvore parecia-me estar sempre arquejando para respirar, embora eu soubesse que suas raízes estivessem bem cravadas na terra. Elaborei então um pequeno e simplório projeto de intervenção pictórica que, de certa forma, trouxesse mais vida ao espaço, e consequentemente o tornasse mais perceptível pela própria comunidade.
Utilizei a linguagem que já tem sido recorrente em meu trabalho, que consiste na junção de figuras infantis a elementos gráficos geometrizados, o que resulta em imagens coloridas, dinâmicas e com certa aura de alegórica. Como tem acontecido recorrentemente, ao começar as pinturas nesses espaços públicos, as crianças da região surgem de todos os lados, com sua peculiar curiosidade e fascinação, além de suas astutas observações. Elas pedem, com uma certa atitude constrangida, cautelosa e sem muita convicção, para ajudar na pintura, e ao receber contentes tal autorização, iniciam o trabalho com imenso cuidado, que vai se diluindo na medida em que, compreendendo a dinâmica do ofício, tornam-se mais confiantes e até mesmo ousadas. As crianças possuem um poder de inventividade extraordinário, como já é sabido, e tudo que ás vezes precisam são recursos para manifestar isso.
Após quase um dia inteiro de trabalho, terminamos a pintura, com imensa satisfação de meus pequenos auxiliares, que deixaram orgulhosos, junto a minha, suas próprias assinaturas. Deixei que eles mesmos fotografassem o resultado com minha câmera, o que deu-lhes grande alegria e um certo ar de "importância", ao manusear um instrumento aparentemente tão sério. No fim, mesmo a pequena árvore pareceu-nos grata, oferecendo imediatamente seu pequeno caule e suas galhas para a meninada subir...






Um comentário: