quinta-feira, 28 de julho de 2016

Carta O LOUCO

   Ao trabalhar alguns anos com saúde mental em Minas Gerais, adquiri uma nova visão quanto a questão da loucura. Dei-me conta de que ela é algo muito mais triste do que aparenta, complexa em suas inúmeras formas de entendimento, mas também aprendi o quanto este indivíduo dito louco é instigante, fascinante e singular. Como artista, tal experiência serviu para alimentar meus instintos com um procedimento mais despojado e desagarrado de conceitualismos dados como certos ou ideais.
   A carta do tarot O LOUCO é talvez a que melhor se aplica a minha própria condição. Sinaliza uma certa inquietação, a curiosidade, o permitir-se novas experiências, a busca pelo novo, a realização de desejos em geral reprimidos ou mudanças necessárias_ o que, certamente, pode causar-nos uma incômoda confusão_ mas orienta atitudes espontâneas e acolhedoras, levando-nos a saber que, na caminhada, apesar de todo cabedal intelectivo acumulado, somos sempre aprendizes.
    Em minha concepção artística, elaborei uma pintura bem equivalente à representação usual da carta, uma vez que tal imagem deixa bem claro  esta conduta peripatética.

   Pintura O LOUCO_ acrílico sobre tela_ 120x200 cm, por Wederson
                    
    

Um comentário: